quinta-feira, dezembro 31, 2009

Um novo ano…





















…Serei porventura das pessoas mais amadas do mundo? Como posso entender de outra forma as oportunidades e as graças? Hoje olho para trás e vejo apenas crescimento, unidade e sorrisos. Num só ano, foram seis as viagens que me levaram a lugares magníficos e a conhecer novas culturas. Num só ano, o inicio da minha formação como animador, uma maravilhosa caminhada de aprofundamento da Fé até Santiago de Compostela e tantas conversas que me trouxeram ensinamentos que se mantêm ainda hoje claros como se tivessem acabado de me ser ditos. Por Lisboa, por Fátima, Leiria, Évora ou pelo Porto, deixo hoje tantos novos amigos que me tocaram de forma tão única e especial com as suas partilhas, com uma cumplicidade que tantas vezes é tão difícil de conseguir. E aqui mesmo, ao meu lado, tantas foram as novas experiências em grupo, tantos os novos projectos que conseguimos realizar. Com a tese quase escrita, houve tempo para conhecer melhor a vida de São Paulo, para me entregar a mais um projecto de teatro que me encantou, para tão boas caminhadas com tantos Grupos de Jovens. Muitos foram os encontros que preparei e diversos os espectáculos que tive a oportunidade de assistir. Acolhido entre as paredes de minha casa cada vez mais composta com tanto carinho, surgiram inúmeros pensamentos, surgiram tantas orações. Neste ano que tanto me acariciou, ajudei a minha irmã a procurar uma casa para si, tive vezes sem conta longas conversas com a minha mãe, voltei a visitar os lares de crianças em Caneças, e fui pela primeira vez dar comida aos sem abrigo de Lisboa. Neste ano que me transformou, voltei a celebrar a minha amizade com os amigos que me aguardam todos os anos nos Açores, fui a pé de Leiria até Fátima, participei em seis retiros e em tantas actividades com jovens. Mais um primo meu se casou e fez-me sorrir profundamente, festejei o Carnaval em Torres e os Santos populares em Lisboa. Lembrei-me várias vezes de me sentar perto do pedinte que todos os Domingos encontro à porta da igreja quando chego para celebrar a Eucaristia, e partilhei várias vezes sentimentos meus frente a tantas pessoas. Tive amigas que foram mães e fui visita-las a casa, e emprestei também a minha casa a amigos que ma pediram para partilhar comigo. Fiz diversas apresentações orais dos meus trabalhos, e escrevi novos artigos ao mesmo tempo que terminei finalmente as minhas experiências no laboratório. Este ano conheci-me mais profundamente, propus-me a chegar ainda mais perto de tantas pessoas que constroem comigo todos os dias pedaços deste todo que é tão importante para mim e comecei a namorar. Propus-me olhar para um futuro construído a dois, na Sua presença e fiz o meu primeiro retrato a carvão. Este ano falhei várias vezes e tive de me levantar, penso que tirei algumas boas fotos, dei muitos bons mergulhos, vi três estrelas cadentes em Lisboa, e contemplei sem me cansar tantas paisagens do cimo de montanhas. Lembrei-me de correr, de saltar e de dizer o quanto amo tantos que são especiais para mim. Foi um novo e refrescante ano que está agora a terminar…

7 Comments:

Blogger Anabela said...

É uma bonita reflecção, Tiago!
Infelizmente não tenho o hábito (eu chamo-lhe falta de tempo "P) para o fazer - e sei que deveria fazer parte das minhas orações para serem bem elaboradas ") - mas ao ler a tua avaliação do ano "obrigaste-me" a fazer uma também! E acredita que, das minhas boas recordações, fazem parte as vezes os momentos que partilhei com o grupo! Obrigada por o permitirem! E bom ano novo!!

5:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

2009…grande ano para mim também, por tudo, tudo o que me vai no pensamento, festas, dor, sorrisos, amigos, trabalho e até mesmo pelos sonhos, aqueles sonhos que nunca desistimos de ter e que acabamos mesmo por concretizar e celebrar, agradecendo a Deus todas as bênçãos concedidas, foi com o conceder a realização de um sonho destes que Ele me presenteou pelo Natal…
grande Natal…
bonita, emocionante e feliz novidade, que se tornou tão grande quantos os corações que se sentiram tocados com ela.
Este sonho, este desejo tem anos de idade, tanto em quem esperava receber como pela pessoa que sonhava tornar a viver um natal junto da comunidade que o viu nascer e crescer, para poder matar saudades.
Essa pessoa tem um nome, tem um nome franciscano… Frei Bruno!

Por tudo também me sinto amada, não sei se tanto como tu porque o amor não se mede, mas sei que quanto mais amarmos, mais seremos amados, quanto mais dermos mais receberemos, quanto menos necessitarmos para sermos alguma coisa, mais seremos. Num só ano recebeste, vives-te, sentis-te tudo e simplesmente só aquilo que te permitiste fazer, viver e sentir. Isto não acontece só a nós…acontece a todos os que se deixam abrir e ser simplesmente aquilo que são, pela lei da vida e pela vontade de Deus. =), não nos devemos sentir únicos por isso porque esse sentimento será de todos os que tiverem a inteligência e a sabedoria para o fazer também, mas tens todo o direito de te sentires amado assim, é o melhor troféu que alguém pode receber, O AMOR. Quando caímos, mas temos aquela atitude bonita de nos levantarmos com um sorriso nos lábios, e conseguimos admitir que a queda pode ter sido originada por um erro nosso, então do que não seremos capazes…acho que até contagiamos o mundo de coisas boas.

Viva eternamente o grande ano que fica para a história da vida de cada um de nós…
Bem haja a 2010, com aquilo que Ele e nós permitirmos.
Beijinhos, Paula!

P.S.
Obrigado pelo "pequeno" livro.
A minha casa está mais completa.

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...só agora reparei...

Oh Ti...fui eu que te tirei esta foto...num ambiente poderoso e profundo como o de um vulcão...

Tenho saudades, beijo...

12:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tiago,
para quando a actualização do teu blogue?
Gostaria de continuar a ler neste espaço,
os teus textos, escritos por ti.
Votos de Bom Ano 2010.
Abraço.
Th.M.

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«Este ano falhei várias vezes e tive de me levantar,...»
No conjunto do texto, esta pequeníssimaa confissão de uma fragilidade humana não tem nada de excepcional, tendo presente a imensa maioria de pessoas que lutam todos os dias por uma vida decente, falhando e levantando-se centenas de vezes. Heróis anónimos de vidas em que este ano não foi, certamente, «apenas crescimento, unidade e sorrisos». Foi também muito trabalho, dor e lágrimas!

Para quem teve um ano tão cheio de coisas boas, «um novo e refrescante ano que está agora a terminar…», é fácil dar graças a Deus, é confortável atribuir-lhe um tempo abençoado, é no mínimo onsequente tanta alegria.

As tuas palavras fizeram-me lembrar o início do livro de Job.

Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o acusador, Satan, foi também junto com eles. O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.» O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.» Satan respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente? Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos cobrem toda a região. Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente.»

Só desejo que consigas ser sempre tão firme na tua fé em Jesus Cristo, como o foi Job, na sua confiança em Deus.

Só desejo que te mantenhas fiel ao Senhor, nas horas boas e nas horas adversas, em todos os dias da tua vida.

Só desejo que este ano 2010 possa ser para ti mais um ano abençoado por Deus, a correr, a saltar e a dizeres o quanto amas tantos que são especiais para ti.

5:05 da tarde  
Blogger Tiago Krug said...

Sim, penso muitas vezes nisso.
Penso se seria eu suficientemente forte para aguentar situações limite que às vezes se apresentam diante de nós e destroem tudo aquilo em que nos suportamos. Alturas como aquela em que Cristo foi pregado na cruz e também Ele perguntou "meu Pai porque me abandonaste"...
São situações pelas quais todos passaremos e que fazem parte do nosso verdadeiro caminho para o Pai. São várias também as coisas que me pesam. Farão parte as dúvidas, as fraquezas, os vacilos. Por isso sei que é tão importante também o nosso crescimento diário em Cristo que nos leva a entender tanta coisa que tem tanto de divino e tão pouco de humano.
E tudo toma outra dimensão. Aquele que é feliz, não é aquele que é servido, mas aquele que serve. É o que lava os pés que segue o Senhor. É essa a verdadeira felicidade de que falo e é no serviço que a encontro.
É verdade que nunca passei por grandes privações, mas também é verdade que está nas nossas mãos construir este mundo alegre e positivo em nosso redor. Mesmo quando parece quase impossível! Às vezes são tantas as coisas que temos de perder...
Continuarei esse exercício diário e peço ao Senhor que me ajude com a Sua luz e graça! E com quem se cruza comigo como tu.
Gostei muito do comentário... Obrigado...

10:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

=)!

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home