domingo, novembro 22, 2009

Somente por Ti…

…Hoje, voltaste a levar-me para um pouco mais longe. Era de manhã cedo quando entrei no carro e parti rumo a Évora na abertura de espírito que me faz sempre reencontrar-Te. Consegues sempre surpreender-me, pois ias comigo na viagem ao mesmo tempo que já lá estavas. Sorri-Te. Não demorei muito até que o Nelson aparecesse para o abraçar. Iríamos começar o dia celebrando a Eucaristia na paróquia que ele ajuda a dinamizar. Apercebi-me do ambiente, voltei a cumprimentar-Te, e chamaste-me mais uma vez para ir proclamar a tua palavra. Sabe bem olhar do ambão para toda a assembleia. Como conseguias Tu só com um olhar dizer a todos que os amavas? Li pausadamente como de costume. É bom saborear as palavras e dize-las, não olhando para elas, mas em frente, como se já as soubéssemos decore. Deliciei-me com a proximidade que o senhor Padre parecia conseguir de Ti. Um homem de oração como me disse o meu amigo. Pois havia momentos em que o achei mais perto de Ti do que de nós; e isso não nos distancia, mas chama-nos a aproximar. No final da Eucaristia, os sorrisos que vi em vários rostos, completaram as festas de boas vindas. Como se não fosse nem só eu, nem só Tu a agradecer a minha presença…

…Seguiu-se o almoço, uma visita completa ao seminário de Évora e longas partilhas e conversas sobre o que mais nos tem tocado e levado ao teu encontro. Voltei a comungar contigo na Eucaristia da tarde em que relembrámos a importância das escrituras que nos ensinam que há um reino dos céus onde todos podemos habitar juntos concretamente e agora. Ouvi cantarem-Te ao som do órgão. Sentimos o fresco da noite. Eu e o Nelson jantámos contigo num jogo de perguntas e respostas que nos levou a revolucionar a nossa estrutura e a sedimentar as nossas bases. Os medos, as certezas, as dúvidas e as convicções. A Fé que nos faz crer que muito nos amas e que nos acompanhas, que nos queres completos, despidos de qualquer máscara para a nossa entrega ao teu projecto concreto de amor. E como se tivesses tudo pormenorizadamente planeado, mais tarde, com a nossa companhia da noite calma e sabedora, soubemos rever a importância da nossa formação e educação para que melhor nos saibamos entregar…

…O tempo voou, apesar dos nossos passos calmos, e já tarde despedi-me do Nelson com um grande abraço e um olhar profundo. Por mim voltaria todos os Domingos para passear e crescer. Agradeço-Te os dons que nos dás, a abertura nas partilhas e a amizade sincera e plena. Sei que ele ficou contigo também, em oração, juntamente com tantos outros nossos irmãos. Regressei com as mesmas músicas que para lá nos acompanharam. Um dia, estive contigo em terras alentejanas. Obrigado…