quarta-feira, dezembro 16, 2009

No cimo da montanha…

…Voltámos ao cimo da montanha. Começámos a ver os aviões que passavam e ele explicou-me que passam normalmente de três em três minutos. Depois puxámos mais cerejas, Ele já lá estava, e estivemos a conversar o que me pareceu um só instante. Eu quase que só olhava, mas olhava com intensidade. Falámos de reformas, do que leva à necessidade de reformas, e falámos da aceitação que devemos ter dos outros. Falámos das vezes em que diversos grupos se fecham e tentámos perceber o porquê. Falámos de Deus salvador que é confundido com uma igreja salvadora. Falámos do nosso Projecto a seguir, que é alcançável e não inatingível. Que Deus não é a perfeição moral pois Ele não precisa da moral - isso é uma coisa para os homens – e que a perfeição é atingível no amor. Que devemos olharmo-nos no intimo, mas vermo-nos como um todo. Que não nos devemos inquietar com respostas definitivas, mas acolher as que encontramos, aceitando que nos temos de comprometer a continuar a caminhar. Falámos que 1+1=3 se realmente formos 1+1, e que ser 1+1 envolve espaço e tempo. Que o nosso tempo não é só nosso quando nos comprometemos. Que o nosso espaço não é só nosso se nos queremos comprometer. Que temos de querer abraçar os prazeres da vida e que os prazeres da vida são o sorriso, o abraço, a comunhão e a entrega. Falámos que não somos isentos de vontade e que não nos devemos querer apagar, pois somos únicos aos olhos de Deus e Ele precisa que a nossa vontade concreta seja a d’Ele. Falámos que o mundo precisa de pessoas comprometidas ao amor e que são precisos leigos com pulso que olhem de olhos abertos. Falámos de ciência e de uma imensidão de outras coisas que não cabem em descrições exactas. No final ele disse-me que era bom falar comigo, que eu puxava a conversa. Ainda não tinham acabado as cerejas e os aviões continuavam a passar, mas entretanto tivemos de descer. Acho que vou começar a olhar os aviões que cruzam os céus de outra forma, principalmente quando os finais de tarde se encherem de nuvens coloridas de tons de rosa e de laranja…

1 Comments:

Blogger Anabela said...

Obrigada, Tiago, por mais uma partilha! Quando leio ou ouço alguém tento encontar algo de útil para mim! Algum sinal que Deus me dá para me orientar no meu percurso... Agora, e sem estar à espera, duas ou três palavras tuas neste teu pensamento tiveram grande impacto... parei mesmo de ler por uns instantes... e, pelos vistos, precisava que alguém mo lembrasse do que me "disseste"! Mais uma vez obrigada!

4:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home