segunda-feira, setembro 07, 2009

De Leiria até Fátima…

…Esperava-nos o abraço, a voz que não se ouve pelas mensagens que trocamos, mas que íamos voltar a relembrar. Era essa a principal motivação que eu levava, era o que mais me fazia sorrir. Íamos reencontrar-nos, e seriam certos o sentimento e a presença fortes que um dia nos uniram. Foi bom termos tido tempo para estarmos com calma. Gostei dos jogos, da praia, das partilhas, da recepção. Gostei da entrega confiante, do sorriso sincero e espontâneo, e do olhar que diz um bem-querer que não se consegue explicar com palavras. Revi a força que é possível ter atrás de um olhar tímido; a pureza de quem não vê maldade; a presença que me faz lembrar que é ao observar com simplicidade cada pessoa, que podemos descobrir o tesouro que guarda no coração. Estávamos os quatro juntos, em festa, a prepararmo-nos para mais uma caminhada de entrega…

…A proposta tinha-nos sido lançada e foi ao final do dia que nos fomos encontrar com tantas outras presenças que estávamos também ansiosos por rever. Novamente, vindos dos diferentes locais onde vivemos, o objectivo era o de nos unirmos caminhando. Desde Leiria até Fátima, à luz do luar, para que voltasse a ser a Sua presença a força que nos ilumina…

…Relembro quem acompanhou o som dos meus passos, relembro tão certos e sentidos os abraços que demos no Seu perdão. Tive a oportunidade de conhecer ainda melhor alguns de nós, de estreitar laços e de me render à originalidade de cada um que me acompanhou. Revivi, conheci, deixei-me cativar. Foram profundas e marcantes as palavras de quem me aproximei desta vez um pouco mais, sem os medos ou as barreiras que eventualmente poderíamos estabelecer noutra situação. E espontaneamente, as trocas que surgiram foram do mais profundo amor. Foram como uma auto-reflexão feita em voz alta e acompanhada. Foram como a possibilidade de viver os sentimentos que não fomos nós que experimentámos, mas com os quais podemos crescer; como fazer alguém viver a nossa história e sorrir com ela. Foram como falar ao Pai e ouvir a sua resposta; a resposta de quem nos quer bem e nos olha livre de qualquer pensamento pré-concebido…

…Quando me apercebi, e quase a chegar ao nosso destino, já o sol tinha nascido, já o meu pensamento e várias das respostas para os meus mais recentes desafios estavam orientados. Terminámos a caminhada com a celebração da Eucaristia, ainda que cansados depois de uma noite passada em limpo. Ao meu lado tinha também o rosto do anjo que me acompanhou sempre com um sorriso ao longo de todo o tempo, ainda que não tenha estado sempre ali mesmo ao meu lado. Era importante que fosse esvoaçando livre entre os diversos locais que passámos. Afinal, estamos sempre juntos e é soltos que poderemos melhor conhecer para amar, e amar para servir…

…Não esquecerei de tantas coisas vindas de tantos rostos. Uma delas, a mão que me deram desde o momento da paz até à comunhão; outra, o momento de testemunho de alguém que me levou a sentir-me eu mesmo a entregar-me. Obrigado. Obrigado ao Pai, obrigado a todos…

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

obrigada pelas tuas palavras!
é sempre muito bom ler as tuas partilhas... fazem-me relembrar tantos momentos que vivemos N'Ele, com Ele e por Ele; fazem brilhar um pouco mais a chama que Ele acendeu dentro do meu coração.
obrigada por mais esta caminhada!
abraço fraterno
fátima

12:20 da tarde  
Blogger Dri said...

Já reparaste que onde estás há sempre mais vento?
obrigada pelo convite...adorei ir e caminhar com tantas pessoas bonitas e cheias do mesmo sentido que nos faz ver a vida de fraternidade!Caminhámos em direcção ao céu...portanto só podíamos chegar bem!
Caminha e confia : )

9:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home