sábado, junho 14, 2008

Naquela varanda aconchegante…

…Gosto de pensar antes de adormecer.
Inspira-me a calma da noite.
Deixa-me ouvir as vozes que sussurram.
Pudera eu escrever tudo o que descubro nesses momentos,
o que aprendo comigo mesmo,
o que aprendo com outro Alguém que em mim habita,
que completa o que me poderia faltar.
Penso.
Os meus olhos bem abertos fixam-se em algo que não é espacial nem temporal.
Imagino-me naquela varanda aconchegante onde,
junto de Ti,
contemplo eternamente todo o infinito azul profundo
que se estende à minha frente.
Onde vivemos o sorriso e o abraço…

…Hoje descubro mais uma vez a importância
de rezarmos pelos nossos amigos.
Faze-lo, aproxima-nos da sua essência,
torna-nos próximos,
ensina-nos a olha-los e a vê-los,
possibilita-nos crescer também, acompanhando-os.
A cada dia,
saberemos melhor ser o amigo que ouve mais do que fala,
que compreende mais do que julga,
que admira mais do que aponta.
A cada página,
saberemos ser leitores mais atentos das suas histórias,
emocionar-nos-emos mais com elas,
compreenderemos que não podemos nunca escreve-las no seu lugar,
mas que os poderemos ajudar a pontua-las.
Numa melodia que se confunde com a brisa,
que abrigados sabemos melhor apreciar,
e que nos faz acordar com novo ânimo e com um sorriso,

novamente profundo…

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O poeta beija tudo, graças a Deus...
E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade...
E diz assim: "É preciso saber olhar..."
E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos...
E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás...
E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha...
E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso...
E acha que tudo é importante...
E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim...
E reparou que os homens estavam tristes...
E escreveu uns versos que começam desta maneira: "O segredo é amar..."

(Sebastião da Gama)


O segredo é de facto amar... cego... inconsciente... louco...
mas sincero... puro e verdadeiro…

12:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home