terça-feira, outubro 30, 2007

Realmente espantado…

…Sim, fiquei realmente espantado. Não estava nada à espera de gostar assim tanto duma cidade norte americana, nem de ser recebido nas ruas com sorrisos…

…Esta semana que passou estive em San Diego, na Califórnia, e voltei encantado com a sua marina, com a cidade, com o tempo que fez e com o civismo e atenção de todas as pessoas com que me cruzei…

…Olhando as fotos, relembro as casas baixas e coloridas do centro da cidade que contrastam com os grandes arranha-céus que se espalham por aqui e por ali. Perto da marina, a Seaport vilage com as suas casas pitorescas e o seu comércio, que se tornaram no local de escape mais frequente sempre que saíamos do centro de congressos. E era só aventurarmo-nos pela marginal, que se seguiam os barcos de antigamente, o submarino e o porta-aviões gigante. Logo ao lado, a estátua daquele beijo trocado eternamente e a circular por todas as ruelas, os táxis-bicicleta…

…Um pouco mais afastada, a Old Town, com as pessoas e as lojas ao jeito de antigamente; o Balboa park, com os seus extensos jardins, a estufa e os museus; e logo à frente, separada por uma fresca linha de água, a ilha do Coronado com o seu belíssimo hotel e praias extensas magníficas…

…Não passávamos num único local em que não nos falassem com simpatia. Nas lojas, lembravam-se sempre de nós se por acaso lá entrássemos mais do que uma vez; nos autocarros perguntavam-nos se precisávamos de ajuda, ou metiam conversa connosco outros estrangeiros; e nas ruas, por diversas vezes as pessoas me cumprimentavam com palavras sempre que coincidia olharmo-nos nos olhos…

…Esta educação e civismo de que não estava à espera e que costumo procurar, transformam o semblante das pessoas, faz com que pareçam mais de bem com a vida, mais agradecidas e disponíveis. Faz com que os seus sorrisos sejam mais abertos e espontâneos…

…Foi bom meter conversa com os taxistas; foi bom perceber que reconheciam Portugal sempre que dizia de onde vinha; foi bom comer sopa e fruta num dos jantares; foi bom sentir-me seguro e bem nos momentos em que estive a passear sozinho; foi bom sentir o fresco do mar do Pacífico e ver os surfistas à noite na praia; e bom saber que há locais tão tranquilos e calmos num país que todos associamos a tanta agitação e confusão…

…Mais um destino que me fez sorrir, crescer e trazer novas experiências! Onde tudo é tão à frente mesmo andando no passado, com as suas oito horas de diferença…

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É impossivel não dar um sorriso ao teu sorriso, quando o olhamos e temos a certeza que ele vem em nossa direção, mesmo que não te comhecendo de parte alguma, porque o teu sorriso transmite a paz, a tranquilidade e o amor eterno do Pai que a todos acolhe também com o teu sorriso...

Sorrisos profundos e verdadeiros serão sempre motivo de união e cumplicidade, mesmo entre seres que nunca se viram mas que nesses sorrisos se unem e se identificam...

O meu coração Lhe pede humildemente que te ilumine.

Beijinho!
Paula...

10:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home