terça-feira, fevereiro 03, 2009

Viver cinco dias em Marrocos!…

…Foi sem dúvida uma aventura! Decidimos de um momento para o outro, marcámos a viagem, e lá fomos nós, rumo ao norte de África. Cinco dias únicos que não nos pararam de surpreender. Comemos o que eles comem, dormimos nas suas casas, visitamos a suas cidades e vários daqueles sítios que parecem perdidos no meio do nada. Fizemos longas viagens de carro e deslumbrámo-nos com as paisagens incríveis com que nos deparámos. As formas, as cores: cada montanha diferente da outra, as planícies sem fim, a vegetação toda que não estávamos à espera de encontrar. De vez em quando, as pessoas que surgiam a andar longos quilómetros, e por todo o lado os burros trabalhadores. As suas casas, quase sempre rosas com janelas azuis, têm um aspecto descuidado e inacabado. É frequente deixarem os ferros de construção de fora para um dia mais tarde poderem continuar a construi-las. Apenas enfeitam de azulejos as molduras das portas para que fiquem bonitas. As praias estendem-se por longos areais ponteados com brancas caravanas de franceses e, aqui e ali, jovens com as suas pranchas de surf…

…Radical, foi andar longos quilómetros quase sem gasolina, foi apanhar uma multa por excesso de velocidade a 72 km/h, foi ficar sem bateria no carro e termos de o pôr a andar de empurrão debaixo de uma chuva intensa. Único, foram os banhos comunitários que experimentámos, foi comer quase sempre com as mão por ser mais higiénico, foi ver camiões com um volume de carga muito maior que o do próprio camião. Foi ver a variedade de cores, de especiarias e de artesanato dos mercados, os soukes, foi ver apenas quase homens e sempre vestidos com os seus jalabas. Divertido, foi calçar uns babus, foi vê-los a conduzir, foi perdermo-nos nos labirintos das ruas, foi ouvir o chamamento para irem rezar às mesquitas…

…Sob um sol forte, sob uma chuva intensa, cada dia, foi marcado pela curiosidade por tudo o que é novo, por toda a cultura que têm e que estranhamos, mas que sabe bem conhecer e experimentar. Numa terra em que rezam ao mesmo Deus, mas o chamam de Ala, em que apenas acreditam em Jesus como um profeta qualquer. Na terra em que relembrei, porque não o vi entre a forma impessoal de se relacionarem, a importância do mandamento novo: o de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou…

…Obrigado Dri pela companhia, pela confiança, pela amizade, por termos mais esta história comum para contarmos, pelo nosso diário de viagem, por este carinho que é para sempre. Obrigado Filipe e Carla pela forma acolhedora e divertida como nos receberam, pelas conversas, por nos terem levado a conhecer tantos pormenores que passariam despercebidos, por nos terem orientado e ensinado a comportar em cada sítio onde íamos e éramos fulminados com o olhar fixo de quem nos estranha. Foi uma grande viagem, foi bom, foi viver cinco dias em Marrocos…

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Soube bem estes cinco dias, sempre dentro do teu bolso a imaginar as possivei paisagens que estarias a ver e que certamente eram diferentes das paisagens açoreanas.

Curioso, como consegui imaginar algumas...

Fico feliz por todas as viagens que fazes e eu não consigo fazer, e por saberes tão bém, através das tuas montagens e textos, descreveres as belezas que vão espalhadas por aí e que Ele tudo nos deu para delas desfrutarmos e nos sentirmos bem e felizes.

Abraço...
Paula.

3:05 da tarde  
Blogger Dri said...

mais uma viagem para contarmos aos nossos netos quando formos velhinhos!!!!!obrigada eu pela companhia excepcional.és uma estrela na minha vida, tu sabes...e agora estocolmo!!!!

8:17 da tarde  
Blogger Tiago Krug said...

E ninguém nos pára, olé, olé! =)

10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home