domingo, abril 20, 2008

Jornadas que nos orientam…

…Estávamos ansiosos. Fazia já algum tempo que nos preparávamos para este dia. Sabíamos que estaríamos mais uma vez todos juntos, que mais uma vez nos permitiríamos encher do espírito de entrega e comunhão que nos une…

…O dia prometia ser dos sorrisos que nos fazem sentir amados, dos olhares que nos devolvem tantas vezes mais o carinho que distribuímos, das palavras que nos segredam que, quando nos juntamos, nos aproximamos do nosso caminho certo…

…De mochila às costas, com o lenço que nos identifica, invadimo-nos da paz, da serenidade e da tranquilidade que apenas conseguimos quando a nossa entrega é completa e sincera. Conhecemos novos rostos, vivemos novas experiências, fomos convidados a perceber o simbolismo de pequenos gestos que nos confrontam, nos localizam e que nos relembram que, com eles, podemos fazer a diferença. Descobrimos que somos o barro em estado bruto que podemos deixar moldar, de como nos podemos sempre deixar acompanhar pelas mãos de quem, com delicadeza, nos ajuda a tornar as nossas formas mais rígidas e pontiagudas, noutras mais harmoniosas e ternas…

…Ouvimos bons conselhos e palavras de incentivo, cantámos, dançámos, rimo-nos e sorrimos. Festejámos. Comemos juntos um pouco do que cada um trouxe, demos abraços, falámos à vontade dos apontamentos das nossas histórias limpas que vamos escrevendo e que gostamos de partilhar. Sentimo-nos convidados a ousar, a tornar viva esta festa em nós, a sermos cada vez mais, neste conforto que é a certeza de que percorremos o nosso caminho acompanhados…

…Trouxemos para casa esta certeza reforçada do desejo ardente que temos em nós de sermos verdadeiros testemunhas, na Sua intimidade…

“Sabes: só devia ser minha testemunha, quem já esteve na intimidade comigo, quem já se sentiu amado, perdoado, chamado, escolhido, enviado pela palavra que se escuta sussurrada na oração, e que provoca, em quem a escuta, o desejo de fazer a Minha vontade na sua vida. Só pode ser minha testemunha quem põe a minha palavra, os meus desejos, o meu amor, a minha vida à frente de tudo, até da própria vida.”