quarta-feira, junho 16, 2010

Ser Gen, uma geração nova!…

…Queridos amigos, deixem-me que vos comece por saudar um a um. Agradeço-vos com um sorriso a forma como, ao longo deste ano, me têm acolhido entre vós e me têm permitido caminhar convosco, lado a lado, no compromisso de vivermos a cada dia mais ao jeito de Jesus Cristo…

…Esta experiência que temos feito, tem sido para mim uma oportunidade única para reavaliar cada aspecto concreto da minha vida. Sei que tenho crescido na qualidade do amor que me sinto chamado ser. Hoje conheço-me melhor, tanto nas qualidades que Ele me oferece como dom, como nas fragilidades que tantas vezes me custam transportar. Aprendi a olha-las com novos olhos, descobrindo que é ao amar o Jesus abandonado que a nossa cruz se torna fácil carregar. E é então que o caminho que queremos percorrer deixa de poder ser outro. Passamos a viver no esforço de tentar fazer coincidir a nossa vontade própria com a vontade de Deus. O que me mais me faz sentir seguro, é depois o amor recíproco. É saber que, na unidade criada com cada um de vós, me sinto acompanhado d’Ele em cada momento desta minha nova vida. Há, sem dúvida, algo mais que me inunda e revoluciona, que me desestrutura para me voltar a construir mais sólido, e que confirma a presença de Jesus no Meio de nós…

…Não vos digo que esta minha nova etapa tenha sido sempre fácil. Sabemos todos que o arrumar das prateleiras levanta sempre um pouco de pó. Há dias em que me sinto mais cansado, frustrado pela minha incapacidade de Lhe responder com um Sim mais completo, angustiado pela consciência que tomo das minhas limitações perante a vida, e quase me esqueço de transportar comigo aquilo que me faz ser livre para amar. Sinto-me incapaz, até me relembrar que o que me faz novamente forte é unir-me ao Pai na minha pequenez, é viver na mesma simplicidade de Maria desolada, sempre pronta. Continuarei a sentir-me, todos os dias, imensamente amado por Deus…

…Rezo-Lhe e agradeço-Lhe. Pego convosco agora, de coração cheio, na mesma bandeira que outrora nos foi entregue. Sei que seremos um só…