domingo, março 29, 2009

Amo-Te, tanto…

…A minha alma em Ti se alegra porque me preenches com o Teu amor, porque é no Teu mistério que alicerço a minha esperança, porque é na Tua palavra que procuro conduzir os meus gestos e o meu pensamento. Senhor, Tu que nos moldas como ao barro ainda por trabalhar, obrigado pelo dom do compromisso que nos traz a verdadeira felicidade. Obrigado por me segredares que ela nasce e perdura na relação, na entrega, no desprendimento e no nosso conhecimento em Ti. Meu Deus, nossa força e união, em Ti confio. Amo-Te, tanto…

domingo, março 22, 2009

Porque somos parte do mesmo mundo…

…Rezo-Te mais uma vez agradecido. Pelas oportunidades que tenho, pelas dificuldades que não tive de passar. Peço-Te clareza para que os meus actos respeitem sempre, e mesmo sem os conhecer, aqueles que de formas incalculáveis sofreram as mais diferentes feições do desrespeito humano. Que as nossas vidas sejam, por elas próprias, o nosso dever para com o mundo por aquilo que, sem que nada possamos fazer, tantas pessoas, todos os dias, passam…

sábado, março 21, 2009

Continuar-te-ei…

…Percebi hoje de onde nos vem a vocação que nos impele. Uma missão toda ela continuada e que nos passa como testemunho de mão em mão. Temos o dom de nos enchermos dela própria, de não contermos em nós o querer dar. Sei que podemos ser a continuação dos sonhos de quem amamos. Todo o universo adquire sentido se o fazemos. Bem ou mal, quase sempre bem. Agradeço-Lhe a presença dos gestos que não se têm de auto-valorizar. Hoje soube de histórias do passado que não foi meu, mas que sinto que me foi dado. Abraçá-lo-ei com toda a força do mundo. Colocá-lo-ei no foco da luz que orienta os meus dias. Continuar-te-ei…

sexta-feira, março 20, 2009

Sentimentos eternos…

…Olho para mim mesmo. O sorriso que me envolve é-me característico. Sou o caminho que percorri, os passos que dei e que deixaram pegadas. Revejo-as: a sua profundidade, o seu espaçamento, são quase que repetidas, mas porém, todas elas distintas e portadoras de diferentes experiências que delineiam a minha realidade. Circunscrito pelo espaço terreno que me rodeia, eleva-me a certeza de que já vivi sentimentos que um dia foram eternos e que, mesmo que tenham terminado, como aquelas pegadas que se apagam ou o sorriso que se deixa de sorrir, me concedem esta graça de, na continuação do caminho que percorro, amar indeterminadamente…

quinta-feira, março 19, 2009

Pai…

…Será sempre aquele que nos ensina, que nos ajuda a crescer, que nos serve de exemplo e, mesmo quando não o sabe exprimir, tem por nós uma forma incalculável de amar…

domingo, março 15, 2009

Fá-la…


…E se algum dia te perguntassem qual era a coisa mais bonita que acharias que podias fazer?...

sexta-feira, março 13, 2009

Saberes…

“Ensinarás a voar…
mas não voarão o teu voo.

Ensinarás a sonhar…
mas não sonharão o teu sonho.

Ensinarás a viver
mas não viverão a tua vida.

Ensinarás a cantar…
mas não cantarão a tua canção.

Ensinarás a pensar
mas não pensarão como tu.

Porém saberás que cada vez que
cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…
estará a semente do caminho ensinado e aprendido.”


Madre Teresa de Calcutá



(Obrigado avó, pelo texto, pelo sentido com que mo deste... Adorei!)

sexta-feira, março 06, 2009

A branco e cores…

…As paisagens que nos encantaram…

quinta-feira, março 05, 2009

Branquinho, da cor da neve…

…Tinha o casaco vestido por cima das camisolas, as luvas calçadas e o goro na cabeça. Foi das poucas vezes que usei um. Tudo à nossa volta estava branquinho, da cor da neve. Passeávamos na rua, por entre as casas que nas suas cores características eram iluminadas pelo sol do final do dia. Mais à frente, um lago todo gelado, crianças a brincar no gelo e um sorriso que surge quentinho. Ainda resistia em acreditar: estávamos em mais umas das nossas pequenas férias, desta vez mais para o norte, na Suécia…

…Foram dias cheios do bom gosto, da educação e do civismo que os caracteriza. Nas ruas, agitadas, parece que o frio não faz parar quem as percorre com ar decidido. Não se vê trânsito, há poucos carros, e o tempo parece passar no seu próprio ritmo, tranquilo. Dia a dia o sol apareceu-nos sempre brilhante. Convidava-nos a visitar os rios, os parques, os museus, e nós, sorridentes, aceitámos. Percorremos tudo e por todo o lado souberam sempre acolher-nos simpaticamente e com o seu bom inglês. Espantou-nos o facto de não termos visto pobreza, de não ser preciso prender as bicicletas que se deixam soltas na rua porque ninguém as leva, de não se ver nenhum lixo no chão. Sentimo-nos confortáveis e à vontade, como em casa. As montras das lojas revelam-nos por todo o lado plantas bonitas e acessórios para decoração das casas que deixam preso quem tem uma que quer aos poucos mobilar…

…Ouvimos falar do senhor Nobel e dos seus prémios, aprendemos que três coroas simbolizam a cidade de Estocolmo, vimos alces, e só não vimos ursos porque estavam a hibernar. Deliciámo-nos a andar por cima de enormes lagos gelados, a estender a vista pela imensidão do branco rasgado pelos ramos nus das árvores. Vimos muitas suecas giras e arranjadas, saímos à noite, tirámos muitas fotos e fizemos muitos filmes. Acima de tudo, conhecemos os cantos por onde tem andado o António, o meu melhor Amigo. Foram de novo, e mais uma vez, muitos os sorrisos trocados e os risos entusiasmados no nosso espírito de partilha, diversão e Amizade. Para mim, são mais momentos inesquecíveis de sorrisos profundos que guardarei junto das tantas coisas que Deus já nos deu a oportunidade de fazer juntos. A ti, António, à Dri e à Mari, obrigado…