terça-feira, janeiro 20, 2009

Momentos que nos marcam…

…Por vezes mais nada interessa. Há momentos que irreversivelmente nos marcam para sempre, que nos juntam às pessoas que fazem parte da nossa história, com quem nos sentimos bem e confortáveis. Por vezes não dá para se explicar o bem que se quer, o amor que se tem, as coisas que se fariam. Há momentos que adquirem consistência por si mesmos, que temos de deixar seguir ao seu próprio ritmo confiantes do rumo que a nossa forma normal de ser lhes irá dar. Por vezes basta olhar enternecido, deslumbrarmo-nos com o que é incalculável, fazer o maior sorriso do mundo e guardando-o no coração, continuar…

segunda-feira, janeiro 19, 2009

O verde e o azul…

…E dou por mim a pensar no porquê de me sentir diferente. Sentado com o vento a bater-me na cara, no cimo de mais uma montanha, à minha frente estende-se o verde dos campos, o azul do mar. Fixo aquela linha longínqua com atenção. Saberei um dia porque me prende o olhar? Aos meus pés passa o tempo e nele o que dele faço. Passam as minhas motivações, passa o que me dá força, passa aquilo em que torno os meus dias. Sem pressas, revejo-o. Revejo o tempo passado, o que fui, o que me tornei. Revejo-o, e enquanto o faço, nasce em mim um sorriso que me aquece, que me transcende, que sai de mim enquanto o tento abraçar e o sinto passar por entre os meus dedos, suave. O sorriso profundo que esboço por tantas vezes já ter subido e descido uma montanha, por saber o que é mergulhar no azul profundo, por poder correr nos verdes campos. Um sorriso que esboço por poder ensinar o que sei, por poder transmitir o que sinto. Porque o que me diverte é tudo isto e ainda poder trabalhar, poder uma noite dar-te explicações e na noite seguinte preparar uma actividade pensando em ti. Porque o que me diverte é comprometer-me durante anos, é assistir ao teu crescimento, é poder dar-te a mão sempre que precisares, é emocionar-me quando me contas que algo que sonhavas muito finalmente aconteceu, é poder dar-te um abraço e saber que nesse instante podes sentir tudo o que eu sinto também: esta paz, esta certeza de algo que é cumprido em cada instante porque sim, porque resulta do que é sincero e autêntico. O que me diverte é passar contigo uma tarde em tua casa, é conhecer as pessoas que te são especiais, é apaixonar-me pelas pessoas novas que conheço, como tu. É combinar contigo hoje, e só porque sim, uma viagem que nos leva para longe, e lá longe, conhecermos novas culturas, novas paisagens, novas montanhas. Tons diferentes de verde, de azul. O que me faz sentir tão feliz é teres tantas faces, tantos rostos amigos, tantos que sinto que me querem tão bem, que me olham com carinho. Isso faz-me sentir completo. Sei que daqui a uns instantes irei levantar-me com esta paisagem gravada na minha memória e poderei descer mais esta montanha a correr de braços abertos. Como em cada passo largo da descida embalada da corrida, entregar-me-ei de novo a esta aventura que é estarmos entregues a nós mesmos. Neste caminho tão próprio e solitário que podemos percorrer acompanhados. Desta forma que em o gosto de percorrer, que me faz sentir diferente…

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Aquele Abraço…

…Até à Suécia!…

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Ouvindo clássicos…

…Gosto de ouvir a música tocar. Ouço neste momento clássicos de piano. Acalmam embora recheados de uma certa carga dramática. Fazem sentir. Não consigo precisar bem o quê, talvez o mais ou menos dos dias. No intervalo das notas, nas mudanças de ritmo, fazem sentir o que fomos apenas mais ou menos, aquilo em que apenas nos empenhámos mais ou menos, o que rezámos apenas mais ou menos. Embalam. Deixam-nos descansar. É preciso descansar nestas alturas. Não é mau o mais ou menos, é o que nos dizem. Podia apenas ser um pouco mais. Vale nem que seja pelo prazer de ouvir estas músicas contemplando. Estas músicas que nos prendem enquanto nos deixam soltos para pensar. Que nos sabem bem escutar, embora sejam preenchidas de vazios. Suavemente chegam ao fim. Preparam-nos. Deixam-nos mais ou menos despertos, mais ou menos prontos para dormir…