segunda-feira, agosto 25, 2008

Porque juntos, somos Um só!...

…Vivemos verdadeiras aventuras, gargalhamos, partilhamos, sentimos este algo que nos liga e motiva, que nos dá o nosso brilho constante no olhar…

domingo, agosto 24, 2008

Porque juntos, sabemos que Ele está ao nosso lado…

…E crescemos sempre mais na nossa amizade e na nossa Fé…

sábado, agosto 23, 2008

Porque juntos, lançaremos as nossas redes…

…E conseguiremos sempre fazer mais gente sorrir e amar…

sexta-feira, agosto 22, 2008

Na terra em que deixo o meu coração…

…E regressei novamente à terra em que deixo o meu coração. Desta vez com outros dois grandes amigos: o irmão Bruno e o meu mano mais novo, o André…

…Foram novos momentos inesquecíveis de sorrisos profundos pela forma como nos deixamos invadir por cada pormenor. Acompanhados pelas paisagens e espreitando a cada instante o mar, tornamo-nos parte de cada cabeço, de cada trilha, de cada vulcão…

…É quase indescritível o que sinto quando subimos e descemos a correr a encosta de uma montanha. É passar ágil pelos espaços, é sorrir ao sentirmo-nos acompanhados, é respirar fundo, é pintar com quantas cores o vento tem…

…Foi quase indescritível a nossa subida ao Pico, chagaram quase ao limite as condições em que o fizemos. Não percebo ainda hoje se os nossos risos e berros constantes tinham mais de excitação e entusiasmo, ou de nervosismo. Sei apenas que o tínhamos de viver juntos. Naquele momento fomos feitos para aquilo: para aquela chuva que caía sem parar, para os jogos de cartas enquanto esperávamos o bom tempo chegar, para as rajadas de vento que quase faziam a tenda levantar. Fomos um só: em cada filme gravado, em cada queda, no nosso cansaço ao final do dia…

…E como não falar nos trabalhos no mato, no leite das vacas, no banho nos barris, no soalho que pusemos, no telhado do vizinho ou mesmo no malhar feijão? Como não falar das missas, dos cânticos, dos ensaios, das festas, dos copos e dos concertos? Da noite em que dormimos exaustos na carrinha, das viagens a três na mota do Carlos, das refeições fantásticas da mãe Alice e das histórias do pai Serafim. Será que dá para esquecer o gosto da angélica ou dos inhames? Será que dá para esquecer todos os amigos que fizemos numas só férias?...

…Foi realmente arrepiante. A forma como cativámos os alemães que num instante nos passaram a acompanhar na nossa forma constante de sorrir (dá para alguém acreditar que os metemos a fazer de macacos no meio da floresta ou a gritar de cima da carinha de caixa aberta?). A forma como nos recebeu toda a Praia do Norte: a Susana, o Carlos, os pais, as tias, a avó, a madrinha e o padrinho, o Sérgio, a Ana, a Ana Filipa, a Catarina, a Paula, o João e a pequena Joaninha, o Paulo e a Marlene com a Mariana, a Elsa e a Jéssica, o Tomé, a Bernardete, o David, a Beti, o Romeu e a Brigite, e mesmo as senhoras da igreja e o Padre João…

…São aventuras que nos marcam e nos moldam, são saberes e gentes que nos ensinam outras histórias limpas e uma forma simples de viver que nos fazem encontrar a direcção rumo ao que é essencial…

…O que faz tantos jovens se juntarem e animados se lembrarem de louva-Lo às tantas da manhã; o que faz alguém chorar por sentir em quem quase não conhece uma alegria tão pura, simples e espontânea? Que amor e que vontade de vive-lo é esta que Ele nos faz questão de ensinar e partilhar?...

…Os sorrisos que guardo comigo são fonte de inspiração, são o meu sonho mais concreto, são o que orienta nos meus dias os meus gestos, as minhas decisões e os meus novos projectos. Foi mais uma experiência única, mais um tesouro encontrado, mais partilhas que nos fazem amizar e crescer juntos sem parar…

…Às férias de verão 2008 nos Açores, aos amigos que foram comigo e aos novos que fiz, aos sentimentos que por lá deixámos e aos que trazemos connosco, o meu maior e mais sentido sorriso, o meu olhar mais sincero e profundo…

sábado, agosto 09, 2008

E um outro até já…

…E um outro até já. Porque cada um de nós anseia por escrever a sua história limpa, porque só ao vivermos novas experiências podemos continuar sempre a crescer. Faze-lo, ajuda-nos a alimentar cada vez melhor a nossa amizade. Dá-lhe ainda mais sentido…

…Sei que receberei cada notícia nova. E é tão bom sentir o teu entusiasmo. Daqui ficarei ansioso por contar as minhas novidades também. Eu continuo os meus apontamentos por aqui sem quase me preocupar. Sei que, mesmo longe, estaremos sempre juntos…

…Fica prometido que um destes dias te vou visitar. Será mais uma aventura conhecer essas novas ruas por onde andas, esses novos amigos de que falas, este teu novo sorriso…

…Do teu fiel amigo…

sexta-feira, agosto 08, 2008

Um caminho recompensador…

…Sim, foi difícil. Foi difícil porque me habituei àquela vez por semana em que nos encontrávamos para falar sobre as nossas coisas, discutir ideias, e até rezar um pouco. Foi difícil porque me ensinaste tantas coisas sem o saberes. Foi, por sentir prévias as saudades, porque admiro tanto em ti o teu coração, a tua entrega e a tua dedicação…

…Ensinaste-me que há tantas mais pessoas que Lhe entregam todos os minutos dos seus dias, ensinaste-me a querer dar ainda mais de mim, ensinaste-me que às vezes somos fortes mesmo quando nos sentimos frágeis…

…Fizeste-me gostar ainda mais de minha casa. Aliás, ajudaste-me em tantas coisas. Fizeste-me passar a lavar muito melhor a loiça, sabias? Fizeste-me sentir todos os dias uma pessoa tão bonita, aberta e espontânea…

…Impressionas-me com a tua atenção ao que de facto é importante. Sei que juntos celebramos mesmo os momentos de silêncio, sei que juntos O deixamos revelar em nós. Sei que tens em conta cada opinião que te dou. Sei que me ouvirias a divagar horas sobre as coisas que me fazem feliz se eu assim o quisesse e que no final ainda terias paciência para mais das minhas brincadeiras e disparates…

…Acho que tentei não pensar que os últimos dias estavam a passar. Não te disse adeus, disse-te um até logo. Anjos têm destas coisas. Sei que continuaremos próximos. Sinto-o…

…Obrigado! Obrigado por acreditares na nossa amizade para sempre…

quinta-feira, agosto 07, 2008

Cores, sabores e cheiros…

…De onde me voltei a deixar maravilhar pelos tons de azul e de verde, de onde descobri que gosto de batata-doce, de onde pude cheirar tantas flores e montanhas…

quarta-feira, agosto 06, 2008

Na ilha da Madeira…

…Eu sabia que me ia surpreender, que seria sempre melhor do que poderia imaginar. Formam mais onze dias cheios de algo que me transforma e me faz sempre inspirar mais fundo e contemplar, cheios de uma motivação que me faz encher de coragem para não parar, me faz recarregar baterias e sonhar ainda mais além. No seio das suas montanhas que se elevam sem medos, virado para o seu mar sem fim, sentindo os seus cheiros e sabores, algo em mim gritava para não parar de descobrir, de experimentar, de caminhar. E como não me deixar cativar por tanta descoberta nova e tão bela? No meu ritmo rápido, cada passo dado numa montanha acima das nuvens, eleva-me a alma. Na minha forma brincalhona, cada paisagem, faz-me sorrir abertamente. Na minha tranquilidade, cada mergulho no azul do mar, faz-me reencontrar-me com o mais profundo que tenho em mim. Se gostei? Adorei: desvendar cada nova surpresa, conquista-la. Como se fosse eu parte do que vejo, parte da terra que toco com os pés, parte de cada oportunidade que posso agarrar. Sei que Ele me acompanhou, sei que se alegrou por temos estado em família, sei que esteve nos amigos que encontrei, e na sua entrega. Mais uma ilha que me fascinou, mais uma em que me senti em casa, mais uma a que não me importava de voltar. Afinal, há caminhadas que não cheguei a fazer…