domingo, setembro 30, 2007

Arrepio…

“a pele
separa
o interno
do externo

a poesia
junta.”

Paulo Madureira


…Hoje arrepiei-me. Foi curioso, porque nem enquadrado me estava a sentir. Permanecia mais pelo compromisso, pelo valor que dou à palavra e pelo valor que ela me dá a mim. Cercavam-me acima de tudo os pensamentos confusos que me têm invadido; daqueles que nos surgem em períodos de avaliação, de retrospecção e de decisão, e que nos fazem questionar. São tempos em que a razão nos avisa que talvez não nos devamos deixar levar sempre apenas pelo coração, mas em que não sabemos se a queremos ouvir…

…Pés na terra. Pés na terra. Como mantê-los na terra se a cabeça anda no ar, se o espírito não pára de voar? O que é mais importante escutar?…

…Foi então que a multidão reunida interagiu, sem saber, com o meu pensar. Junto da imagem que surgiu e no ambiente que me ajudaram a criar, o interno e o externo juntaram-se de novo: o coração e a razão. E fez-se de novo, poesia. De novo, o deixar amar, no momento em que me voltei a lembrar que também é possível sonhar com os pés no chão…

quinta-feira, setembro 20, 2007

Sorrisos!…


…Por vezes, como hoje, convenço-me a sentar-me um pouco para reflectir e escrever. São dias em que chego a casa já cansado e em que sabe bem parar um pouco para, eventualmente, recomeçar algo. Na mochila deixo ficar os artigos e protocolos que trago comigo pensando que ainda os poderia tirar para estudar…

…Tento criar o ambiente que, consoante o meu estado de espírito, me pareça ideal para o fazer. Mas são tantas as vezes em que, mesmo assim, me perco nos meus pensamentos e começo a viajar pelos meus dias relembrando-os, ou as vezes em que fico parado a olhar para fotos, até que, quando me reencontro, reparo que o tempo passou e estou apenas a sorrir…

…Nesses fins-de-dia, talvez pelo cansaço, as palavras não surgem, nem se articulam, e a caneta que seguro na mão fica parada, roçando apenas com a ponta no papel. Retiro deles apenas a tranquilidade que me deu pensar um pouco, ou as novas ideias que esse pensar me trouxe. Guardo comigo apenas aquilo que a memória de mais uma tarde ganha entre tantas conseguir guardar…

…Normalmente, ainda insisto. Coloco uma boa música que me encaminhe e segredo a mim mesmo momentos bonitos e recentes que me façam inspirar, mas cedo desisto de tentar algo mais do que aquilo que já ganhei. E relembro-me que o que surge de nós em cada momento em que nos entregamos, independentemente do que seja, será sempre o suficiente. Como o foi nos dias que hoje acabei por relembrar e dos quais, desta vez, bastam decerto apenas fotos!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Contradições…

…Em simultâneo, cruzam-se a certeza e o fim, e espera-se um dia conseguir deixar para trás um pouco daquilo que talvez já mais nos fez brilhar os olhos …

…Com o tempo, aos poucos, deixamos dissolver ambas as extremidades de um cordão que nos sustém, mas que também aperta…

…E é num misto de sentimentos que nem o que nos faz falta sabemos delimitar; se será o abraço, ou o beijo…

sexta-feira, setembro 14, 2007

Pega no teu estar e no teu olhar...












…E nada mais tu vais querer ser, apenas aquele que quer crescer…

quinta-feira, setembro 13, 2007

Vou-te mostrar…

…E foi enquanto deambulava solto pelos meus sonhos que, mais uma vez, se aproximou e compartilhou comigo os meus pensamentos e sentimentos, como de costume. Sentou-se à minha frente com o seu ar sereno e calmo, e falou-me pausadamente no seu jeito que me eleva, me preenche e me faz arrepiar. Falámos de tantas coisas, viajámos por tantos locais, planeámos tantos projectos, rimos, chorámos, até que me tocou, e a acompanhar o seu olhar profundo que me ocupa a alma, disse:


“A ti, Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da Minha Ideia eles se tornam amargos. Através do riso darás ao homem a esperança, e por ela voltarás seus olhos novamente para Mim. Chegarás a Ter muitas vidas, ainda que só por um momento; e em cada vida que atingires, conhecereis a inquietação. A ti, darei o Dom da Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingires cada recanto onde haja escuridão, e levar aí a luz.”

(Autor desconhecido)


…E foi desde esse momento que descobri o que me move, o que orienta as minhas decisões, o que sustenta as minhas amizades, o que me faz sorrir e sentir-me sempre feliz. Em poucas palavras, a minha base, o meu projecto de vida, o meu caminho a seguir, os passos que já dei e aqueles que ainda me faltam dar. O contentamento profundo pelo caminho que percorro, porque o sigo acompanhado, sempre…

terça-feira, setembro 04, 2007

A todos os anjos...


…A todos os anjos. Aos que nos protegem e aconchegam; aos que nos sorriem e partilham connosco a forma como olhamos o mundo; aos que nos fazem nunca cansar de brincar, nem de festejar a vida…

…Àqueles que tomam banho no mar à noite enquanto tiramos fotografias; aos que nos dizem coisas bonitas aos ouvidos por meio de tubos compridos; àqueles que gostam de nos ouvir e para os quais é também importante a nossa opinião nos momentos mais difíceis que têm, e também aos que, mesmo cortando os caracóis, nos continuam a aproximar sempre mais d’Ele…

(Obrigado pelo fim-de-semana perfeito…)

segunda-feira, setembro 03, 2007

Obrigado meu Amigo!...

…Obrigado meu Amigo do fundo do coração. Pelos momentos que passamos juntos, pela fórmula mágica com que os criamos, pelas brincadeiras que temos e pelas conversas que estendemos sem nunca querer acabar…

…Obrigado meu Amigo pela cumplicidade, pelos sorrisos espontâneos e pelas trocas de olhares. Por ser infindável a quantidade de lembranças que partilhamos e por sonharmos juntos os tantos planos que traçamos…

…Obrigado meu Amigo pelos conselhos dados, pela força constante e por acreditares sempre no que vem de mim. Por me deixares à vontade, por nunca me fazeres sentir medos, nem vergonhas, por me deixares ser o eu mais aberto que sei ser e por me conheceres melhor do que ninguém…

…Como posso não viver agradecido pelas expressões que criamos e que fazem parte da nossa forma alegre de estar? Pelas fotografias que passam uma após a outra enquanto o som dos nossos risos ou das nossas cantorias preenche os recantos do meu quarto mesmo quando estou só?…

…Como posso não viver agradecido pela forma incrível como sentimos sempre a nossa Amizade crescer e pelo que podemos com ela aprender?…

…Obrigado meu Amigo por te lembrares de mim quando eu não estou, por me fazeres sentir querido e pelo valor que me dás. Pela confiança, pelos segredos e por me ajudares a ser para o mundo ainda melhor e mais bonito…

…Obrigado meu Amigo, por não teres dúvidas que te encaixas nestas palavras…

…Um sorriso…